• Certificação Ambiental Rural •
11 de dezembro de 2014

Produtores de Boa Esperança do Iguaçu receberam o Cadastro Ambiental Rural – CAR Convênio da Prefeitura e da Universidade do Paraná UTFPR

Fotos da Assessoria de Imprensa / Acervo do Municí
A Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu através da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo e do Departamento de Agropecuária em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Campus de Dois Vizinhos, realizaram a entrega do Cadastro Ambiental Rural – CAR aos produtores rurais que foram sorteados para participarem do programa.

O Convênio entre a prefeitura e a UTFPR Campus de Dois Vizinhos foi firmado em Maio de 2011 para a elaboração do Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanentes – SISLEG, em 12 propriedades rurais, o critério para participar do programa foi através de sorteio entre os agricultores que estavam presentes nas reuniões e tinham área de terras de até 20 hectares. O antigo SISLEG havia sido criado pelo Decreto Estadual 387 de 03 de março de 1999 e Decreto 3320 de 12 de julho de 2004.

Todo o processo de visita as propriedades foi realizado e com a nova Lei Ambiental o Sisleg não é mais exigido no Paraná conforme Decreto 8680, assinado pelo Governador Beto Richa em 06 de agosto de 2013. Então, após a regulamentação do CAR em Maio de 2014, a Prefeitura e a UTFPR, através do Professor Álvaro B. de Castro Faria, decidiram dar retorno aos agricultores e realizar a inscrição de suas propriedades no CAR e no dia 11 de Dezembro de foi realizada a entrega do Certificado aos produtores, a reunião foi realizada na Biblioteca Municipal Antonio Rafael da Silva.

Queremos agradecer todos os agricultores que participaram das reuniões, aqueles que participaram do programa e à todos os professores e acadêmicos da UTFPR Campus de Dois Vizinhos que realizaram as visitas nas propriedades, registrou Loire Biavatti Francischini. A Secretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo lembra ainda que o Cadastro Ambiental Rural CAR foi criado e normatizado pelo Governo Federal – Ministério do Meio Ambiente através da Lei Federal 12.651 de 22 de maio de 2012 e Decreto Federal 7.830 de 17 de outubro de 2012.

Já o Prefeito Claudemir Freitas lembra que de acordo com Lei Municipal o Certificado Ambiental Rural CAR está sendo feito ainda gratuitamente para os produtores rurais que se enquadrarem. Maiores informações no telefone 46-3537-1305 ou na Rua das Azaléias, 077 em anexo a Associação Comercial do Município.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Secretária