• Conselho da Comunidade •
14 de janeiro de 2015

Conselho da Comunidade da Comarca de Dois Vizinhos realizou encontro em Verê

Fotos da Assessoria de Imprensa / Acervo do Municí
Os membros do Conselho da Comunidade da Comarca de Dois Vizinhos que reúne os Municípios de Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu e Verê além de Dois Vizinhos realizaram recentemente encontro de encerramento das atividades com jantar de confraternização e reunião descentralizada realizada na cidade de Verê com a presença dos conselheiros de todos os Municípios, o jantar foi cortesia das conselheiras de Verê.

O Conselho da Comunidade da Comarca de Dois Vizinhos foi criado em 19 de maio de 2000, sob a orientação dos então Juízes de Direito da Comarca Dr. Helder Luís Henrique Taguchi e Dr. Rodrigo Brum Lopes reunindo lideranças dos 05 Municípios da Comarca indicados pela Comunidade Local de cada Município. O mandato de cada Diretoria é de 03 anos já a representatividade de cada conselheiro é permanente.

Atualmente a gestão 2014 a 2016 tem como Presidente Dr. Gelcenoir Leiria da Silva de Cruzeiro do Iguaçu que também é representado pelos Conselheiros Claudecir Fretta e Débora Garbossa.

A Vice Presidenta do Conselho é Dra. Claudia Zippin Ferri de Dois Vizinhos.

O Tesoureiro é Ademir Ribeiro do Município de Boa Esperança do Iguaçu que também é representado por Roseli Aparecida de Souza, Leonilda Begnini, Cleonice Alberton Becchi e Simone Regina Cousseau Coletti.

A Secretária do Conselho da Comunidade é Diane Zeni de Verê que também é representado pelas conselheiras Rita Calgarotto Canton e Lidia Iaguczeski Zeni. Todos os conselheiros desenvolvem atividades filantrópicas e não recebem nenhum valor ou algo em troca da função desempenhada.

O Conselho da Comunidade da Comarca tem Sede na Avenida Dedi Barrichello Montagner, 680, Centro da Cidade de Dois Vizinhos, no 1º andar do Prédio do Fórum da Comarca, e tem como atendente o Estagiário Paulo Henrique Leiria da Silva cedido pelo Município de Cruzeiro do Iguaçu.

Os conselheiros e o conselho além do Estatuto Social tem como orientação a Lei de Execuções Penais - LEP e esta subordinado ao Conselho Penitenciário do Estado do Paraná e a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

O Conselho tem como algumas das atividades e objetivos: a fiscalização da aplicação das penas, o acompanhamento dos apenados para que não incorram em novo ilícito penal, visitas às Delegacias de Polícia dos Municípios da Comarca de Dois Vizinhos, para verificar as condições da cadeia, no que tange as condições físicas e materiais dos estabelecimentos e como principal objetivo garantir a execução das penas, mas por outro lado proporcionar a reinserção do preso na sociedade além de diversas outras funções.

As reuniões de trabalho acontecem mensalmente ou de acordo com a demanda de trabalhos e as atividades ordinárias do conselho reiniciam neste mês de fevereiro de 2015.

Ademir Ribeiro / Assessor e Tesoureiro
Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe do